O Solta o Frei é um programa de rádio produzido pela Ameciclo, com pautas como mobilidade, gênero, questões raciais, democracia, sustentabilidade e, tendo como astro principal, a bicicleta. Com leveza e humor, trazemos dados de pesquisas, entrevistas, crônicas e paródias. O objetivo é informar sobre o universo da bicicleta e a mobilidade nas cidades, principalmente no Recife.

Cultura da Bicicleta
Articulação Institucional
Incidência Política
O Solta o Frei surge impulsionado pelo surgimento de um edital público para ocupação da programação da rádio Frei Caneca FM, rede pública da cidade do Recife. Buscando alcançar novos meios de falar sobre a bicicleta, a chamada via edital, ainda que tenha iniciado pré isolamento social, se mostrou bastante acertada por se tornar um meio da Ameciclo estar presente no dia a dia das pessoas, especialmente se tratando de um período de pandemia. O projeto está alinhado com duas diretrizes da Ameciclo, sendo elas a cultura da bicicleta - porque mostra os benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte e a articulação institucional, por estar inserido na programação de uma rádio pública. Ainda, atua dentro da incidência política por apresentar, detalhar e debater o Plano Diretor Cicloviário. Contudo, o maior desafio é o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. As gravações não podem ocorrer de forma presencial, em estúdio e o programa conta com o desafio de lidar com entraves dos recursos financeiros prometidos via edital. Apesar disso tudo, o programa está tendo um retorno bastante positivo, se tornou um podcast disponível em diversas plataformas de streaming e conta com 7 pessoas na equipe fixa e um articulador sazonal. O Solta o Frei vai ao ar toda segunda feira, às 8h da manhã, na Rádio Frei Caneca até o final de 2020.
Produto
Descrição
T1E01 - Bicicleta e Covid-19

No dia 20 de julho, o programa Solta o Frei debate sobre o contexto da bicicleta e, sobretudo, dos cicloentregadores em meio à pandemia. A conversa destaca os desafios encontrados, as mudanças em curso, as soluções e os caminhos utilizando a bicicleta. O convidado da edição é o cicloentregador Marcelo Alves.

T1E02 - Benefícios da bicicleta para a cidade

No dia 27 de julho, o programa Solta o Frei traz à tona os diversos benefícios da bicicleta, dentre eles, agilidade, saúde e sustentabilidade. Quem se junta para conversar com a gente é Daniel Valença, um dos fundadores da Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife - AMECICLO.

T1E03 - Cicloentrega

No dia 3 de agosto, o programa Solta o Frei apresenta as implicações existentes no trabalho da cicloentrega. A precariedade e informalidade guiam o debate, nos convidando para refletir e buscar por ações efetivas. A entrevistada da vez é a cicloentregadora Thaíssa Alencar.

T1E04 - Bicicleta e Legislação

No dia 10 de agosto, o programa Solta o Frei se debruça sobre a legislação de trânsito, particularmente nos aspectos que dizem respeito à bicicleta. O advogado e cicloativista Guilherme Jordão se junta à gente para conversar sobre o assunto e ainda tirar dúvidas sobre o Código de Trânsito Brasileiro.